4 de maio de 2009

É uma espécie de hábito epífita, mas também pode ser encontrada na forma terrestre, vegetando sobre detritos de folhas e pedaços de madeira caídos de árvores nas florestas de galeria, geralmente próximas a rios ou riachos. Pode também ser encontrada na forma rupícola, vegetando sobre rochas.
Vegeta em regiões de cerrado, sempre entre os 500 e 1.200 metros acima do nível do mar, mas mesmo vegetando regiões de cerrado, não tolera luz solar direta, buscando sempre locais protegidos da incidência direta do sol e com bastante ventilação.
Pode ser encontrada dispersa pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Alguns orquidófilos fazem severas diferenciações da Cattleya bicolor de acordo com o estado que é encontrada, ou seja, de acordo com seu ecotipo.
CULTIVO
Planta um pouco exigente no tocante a umidade e aeração de suas raízes, o que torna seu cultivo um pouco mais complicado que algumas outras espécies de Cattleyas bifoliadas.
Desenvolve-se muito bem em vasos de barro ou cestinhos de madeira, desde que preenchidos com fibra de xaxim lavada ou mesmo cubos de xaxim, de modo que as raízes fiquem sempre bem aeradas.
A Cattleya bicolor não é muito tolerante com relação ao excesso de divisões, principalmente quando em plantas pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário